Comentários

(10)
Bruno Cardoso, Estudante
Bruno Cardoso
Comentário · há 8 anos
André, com o devido respeito e só buscando expor a minha opinião sobre o assunto:

Acredito que seu argumento é motivado pelo medo e completamente especulativo, inclusive sintoma do complexo de cachorro vira-lata que parece ser lugar comum da mentalidade de muitos brasileiros.

O Estatuto não é uma lei necessária e tampouco foi progressista. O que progrediu, de fato, foi o número de homicídios e, pasme, o índice de homicídios CAUSADOS POR ARMA DE FOGO. Ou seja, além de desarmar e retirar do cidadão o direito ao porte de arma de fogo para uso pessoal (ou seja, armas de baixo calibre, pelo menos), não teve efeito prático na tão prometida e almejada diminuição da criminalidade. Sem armas, os cidadãos queriam se sentir mais seguros, mas obviamente não foi isso que aconteceu.

Além disso, essa tese de que "toda briga terminaria em morte" e que os cidadãos que querem portar arma de fogo para se defender não tem urbanidade e equilíbrio é também especulação e, além disso, subestimação da inteligência de muita gente, até por presumir que querer ter porte de arma é sinônimo de desequilíbrio emocional/mental. Parto do pressuposto de que quem é criminoso ou mal intencionado consegue arma hoje em dia sem problema algum no mercado negro; quem quer brigar até a morte em trânsito briga com arma ou sem arma (os casos são inúmeros e não me deixam mentir); isto é: quem é desequilibrado vai ser desequilibrado/violento/mal caráter com arma de fogo ou sem. O que vai mudar é que, talvez, com medo de que a vítima-alvo da sua ira esteja também portando uma arma, o indivíduo pense duas vezes antes de encrencar e puxar briga com quem está quieto. Talvez o assaltante pense duas vezes antes de invadir uma residência, de tentar levar um carro e, o mais urgente, de violentar uma mulher. Já pensou se a moça pudesse ter uma arma de calibre pequeno na bolsa?

O que é injusto é retirar de TODOS os cidadãos o direito à defesa mediante uso de arma em decorrência dos atos de alguns criminosos, que na verdade continuam praticando crimes apesar do
Estatuto do Desarmamento.
6
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Curitiba (PR)

Carregando